quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Opção de estratégia para o brevet

“A pior velocidade que um ciclista pode chegar é a 0 Km/h (ZERO!) e ele está nessa velocidade quando fica parado no PC. Os randonnées mais experientes param muito pouco nos postos para carimbar seus passaportes. Pare, carimbe, coma alguma coisa, alongue, vá ao banheiro e saia logo, mesmo que devagar. Essa é a regra de ouro.” (Marcelo T. Guazzelli – Audax da Serra/RS).
O 300 do Carvão estará dividido em seis partes. O primeiro trecho será um dos mais difíceis, pois caracterizado por ser longo e montanhoso. O ponto positivo deste trecho é vir logo de entrada, ou seja, todos estarão descansados e alimentados. A dica é não se preocupar muito com o tempo ou média de velocidade neste primeiro trecho, evite afogar, faça-o em seu ritmo, não se afobe, vença a ansiedade, ainda há tempo para tudo. Ganhe tempo no segundo e terceiro trechos, pois são predominantemente planos. As paradas nos PCs1 e 2 devem ser rápidas. Tome a sopa da organização e relaxe um pouco no PC3. Parta determinado para o trecho mais temido da prova. Mais uma vez, não se preocupe com o tempo ou média horária, não esmoreça, apenas chegue. Este será o ponto de maior pressão psicológica da prova, não vá fazer algo de que te arrependas no futuro (desistir). Parada rápida para evitar congelamento no PC4 e curta as descidas, sem afobação, deixe para ganhar tempo a partir de Urussanga, na chegada a SC445. Ganhe tempo no último trecho prova, pois predominantemente plano.

A grande característica deste brevet é seu percurso seletivo. Uma parte dura; duas partes fáceis; uma parte muito dura; outras duas partes fáceis.

Obs.1: dependendo da direção e intensidade do vento, alguma das partes fáceis poderá se tornar média.
Obs.2: As inscrições estão encerradas. Nosso último e 67° inscrito é Luciano Galicki.
Abraço a todos!

Um comentário:

Equipe Média 20 disse...

Estaremos saindo no domingo do Guatá com destino ao mirante, com almoço la em cima e decida a tarde!! Maiores detalhes no blog: www.equipemedia20.blogspot.com.br
Marcelo