segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Trajeto e estratégia - parte 3

PC 03 - Posto Cidade das Praias - Jaguaruna ---- 110,0 Km.

Possivelmente seja o PC mais estruturado. Marca o final das montanhas na prova. Com nossa nova estimativa de altimetria, cerca de 800m em ascensões vão separá-lo da chegada. Na saída do PC o maior trecho em asfalto contínuo da prova, cerca de 5 Km. Entrada na estrada geral da Praia do Campo Bom e se o vento nordeste estiver batendo... será um aliado. Do Balneário Campo Bom, até o Balneário da Esplanada, a areia fofa será sua maior inimiga. Não haverá uma subida sequer. Na saída do Balneário Esplanada até o PC4, serão 8 Km em uma estrada infernal, o nordeste bate lateral e transforma a estrada em uma enorme costeleta. Não há para onde escapar. O jeito é resignar-se e encarar. Vai ser uma guerra e todos sentirão saudades das montanhas...

PC 04 - Lanchonete do Jóia - Esplanada -------- 148,5 Km.

Nas margens da BR-101 está localizado o PC4, o mais pitoresco. Trabalhando com uma política de vendas mais agressiva que a da rede Mcdonalds, o número 1 do Jóia (risólis de presunto e queijo com coca-cola) vende mais que o número 1 de muita concorrência, mesmo de redes internacionais de fast food com franquias no sul do Estado. É comum ver caminhoneiros comprando 18 risólis de presunto e queijo pois estão saindo para Fortaleza/CE. Com um altar destinado ao Collor, seu ídolo, a quem Jóia diz que deve tudo o que tem (vale a pena ler as reportagens feitas por jornais regionais, enquadradas na parede do bar), o PC marca a entrada no último quarto de prova. Logo na saída, entrada a esquerda após o trilho do trem, em nova estrada de chão e marcando a breve passagem pelo interior do Município de Içara/SC. Após 150 Km, começam os trechos mistos. Até então, ou foi montanha (80 Km); ou foi plano (70 Km). Começam aqueles tipos de subidas que para quem ainda tem perna, poderá emendar uma na outra, pois sempre precedidas de uma descida.

PC 05 - Lanchonete Mariot - Linha Batista----- 166,6 Km.

Os 18 Km que separam o PC 4 do 5, parecem irrisórios, mas lhes garanto, no estado em que chegarão, todos vão querer parar no Mariot, o único PC com caldo de cana da prova. Até o momento, já deverão ter experimentado tudo o que é líquido e estarão enjoados de tudo. Mas um caldo de cana vai cair bem... a seguir os trechos mistos e agradáveis continuam. Todos passarão pelas localidades sul-cocalenses de Linha Cabral, Mina Visconde, Linha Espanhola, Rio Comprudente e 2ª Linha Espanhola.

PA 2 - Padaria Honorato - Cocal do Sul --------- 186,0 Km

Na chegada a região central de Cocal do Sul, nas margens da SC446, PA da Padaria Honorato, com bananas por conta da organização e um monte de guloseimas não encontradas nos outros pontos de parada. Tem um sonho extra G de doce de leite que dá até pra vinte comer. Na saída do PC, continuamos por duas localidades sul-cocalenses, denominadas Linha Braço Cocal e Rio Perso. Após a igreja do Rio Perso, cerca de 9 Km para a chegada, todos voltam a Urussanga, local da chegada e adivinhem quem os espera?! O 4° e derradeiro PPM da prova, subida na Caixa D'água. É o valentão que veio esperá-los na saída. Serão 2 Km abraçados na vovozinha, muito zigue-zague e pura superação. Os últimos 7 Km de prova serão predominantemente descendentes, alívio para quem alcançou este momento na prova e merece esse presente.

Final - Posto Possamai - Urussanga ------- 201,57 km.

É a oportunidade que tenho de extrapolar os limites egoístas daquilo que faço simplesmente porque gosto. Nessas horas, tenho a chance de inspirar outras pessoas e de trocar experiências com gente que tem o mesmo estilo de vida que eu. As provas são uma celebração disso tudo - Anton Krupicka.

Abraço a todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

FALTOU O IÉEEEEEEEEEE NO FINAL!!!!