quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Recomendações Gerais

1ª - O termo de responsabilidade se encontra neste link. Não é preciso efetuar a impressão do termo de responsabilidade. Exceto no caso do menor de idade, quando seu responsável não possa se fazer presente na retirada dos kits de inscrição;

2ª - O termo de responsabilidade, devidamente preenchido, isenta o inscrito da apresentação de atestado médico;

3ª - Para quem ainda não sabe, quatro itens serão imprescindíveis para largar: iluminação eficiente (pilhas novas) na dianteira e traseira da bicicleta; capacete afivelado na cabeça e colete em refletivo;

4ª - Sobre os equipamentos obrigatórios: o colete refletivo. A organização NÃO o fornecerá aos ciclistas. Todos deverão portar o seu. Comprem, peçam emprestado, troquem... a boa notícia é que o baratinho (policial de trânsito style) é vendido nunca por mais de R$ 20,00. O meio termo é da Curtlo, custa em torno de R$ 70,00, mas vale o investimento. Para quem quer um colete estiloso, com LEDs, que não agride as roupas, existe uma marca americana chamada Nathan, especializada no assunto. O mesmo é comercializado no Brasil. Mas aí já é burguesia; e toda a burguesia tem seu preço;

5ª - A organização fiscalizará a utilização, durante toda a prova, do colete refletivo. As iluminações dianteira e traseira poderão ser desligadas tão logo amanheça, no entanto, o colete refletivo deverá ser usado durante todo o percurso, sob pena de desclassificação. Motivo: de uma forma geral os motoristas desrespeitam os ciclistas. Por ser algo diferente, quando alguém faz uso de capacete e vestuário específico, o respeito aumenta. Por derradeiro, o colete refletivo só fará aumentar o respeito dos motoristas com os participantes no brevet. Obs.: cachorros e terneiros endiabrados não sabem o que é colete refletivo;

6ª - Ainda sobre os equipamentos obrigatórios: a sinalização dianteira e traseira, vulgo farol e pisca, é afixada NA BICICLETA, e não no ciclista. Também, a sinalização traseira deverá obrigatoriamente ser da cor vermelha;

7ª - Está com dificuldades em adquirir farol dianteiro ou "pisca" traseiro?! Seus problemas acabaram. Não poderíamos deixar de falar no "amigo bundão". Todo mundo tem um amigo que sabe tudo sobre bicicleta, costuma sempre comprar de tudo sobre bicicleta, mas quando aparece um desafio é o primeiro a abandonar o barco. Gosta muito mais de ter bicicleta do que andar de bicicleta. Mas tem um espírito fraterno...esse é o cara que vai ajudá-lo! De quebra ainda vai ficar orgulhoso sabendo que um farol seu vai participar do Audaxterra!;

8ª - Ainda, para quem não sabe, na véspera da prova, quando da retirada dos kits, todos receberão um "passaporte", que deverá ser apresentado nos PCs e na Linha de Chegada. Como o passaporte é a prova material da conclusão do evento, cuidem dele. É a história de sua participação na prova, o extravio do mesmo desclassifica o ciclista. Todos receberão um "saco zip"(estanque) junto dos passaportes;

9ª - Ajuda externa não é admitida, exceto nos PCs. A organização não vê com bons olhos "carro de apoio". Portanto, quem quiser ter o acompanhamento de um veículo, o mesmo deverá ficar plantado nos PCs. Longa distância pressupõe autossuficiência. Um carro próximo, além de atrapalhar o psicológico do participante, poderá desclassificá-lo do evento. Quando se está cansado é muito mais fácil fazer bobagem. Desisti de apenas um evento BRM. Arrependo-me até hoje;

10ª - O Audaxterra será realizado sob quaisquer condições climáticas. O clima é parte da preparação mental de um ciclista de longa distância. É preciso sentir-se confortável na bicicleta em todas as condições climáticas. Também, não importa o que aconteça, é preciso seguir em frente. Portanto, não haverá adiamentos. Motivos que poderão inviabilizar a prova: erupção de um vulcão em algum ponto da rota (sendo em local próximo e a defesa civil informar que é seguro a passagem, a prova acontecerá normalmente - cinzas de vulcões chilenos, caso constatada sua ocorrência, serão consideradas uma bênção dos céus e medicinais); dilúvio no estilo "Noé" (daqueles em que só ele e alguns animaizinhos sobrevivem); queda de um meteoro sobre a rota ou em cima de algum PC (caso caia ao lado, a prova transcorrerá normalmente); súbita aparição de algum ser aparentemente indestrutível (Godzilla) - nota: terneiros alucinados e cachorros mal intencionados não contam; em caso de "fim do mundo" a prova será adiada por tempo indeterminado;

11ª - Falando em condição climática, por aqui não chove sensivelmente há cerca de 30 dias. No momento, a previsão para o sábado e domingo é para bundão algum botar defeito;

12ª - Este será um brevet em que o sucesso do participante estará condicionado a observação da regra de ouro. O evento foi desenvolvido para uma média mínima de 13,5 km/h. Qual é a menor velocidade que um participante poderá imprimir na prova?! 0 km/h (zero). Isso sempre ocorre quando se está parado. Portanto, nos PCs, seja objetivo: carimbe seu passaporte; reabasteça; coma alguma coisa; ingira algo diferente de água ou do "veneninho" de suas caramanholas; faça suas necessidades fisiológicas e volte pro trecho. Quem fizer isso, vence;

13ª - A prova contará com carro "vassourinha", também conhecido como o "veículo dos degredados" para efetuar o resgate da galera estragada. Quando você perceber que não consegue ir mais nem para a frente e nem para trás, ligue para a organização nos telefones úteis que todos receberão durante o congresso técnico ou simplesmente aguarde a chegada do carro vassoura que estará no final do pelotão. Por isso é importante todos portarem seus celulares (de preferência o número que cadastraram no formulário de inscrição) durante a prova;

14ª - A organização recomenda a utilização de pneus 2.0 (desempenho e segurança). Haverá estradas de todos os tipos. De areia fofa a "rock gardens". Quem quiser trafegar com pneus mais largos, não há nenhum impedimento. O sofrimento será só seu;

15ª - Ao invés de levarem rosarinhos, pés de coelho, ferraduras, miniaturas de Santos e Nossas Senhoras, levem o Tuffy com vocês. Só ele salva no Audaxterra. Já tem uma certa idade, costuma atender por "Mr. Tuffy". Todo o mecânico conhece. Converse com seu mecânico de confiança. Pode ser adaptado a qualquer medida ou largura de pneus. Um dos itens mais úteis para se evitar dores de cabeça em eventos de longa distância Brasil afora. Só não façam como um participante que vi no 200 de 2010, em que um inscrito apareceu com dois Tuffy's para cada pneu -Tuffy Family- daí o próprio Tuffy furava o pneu do cara;

16ª - É conveniente que todos venham para o evento com um mínimo de conhecimento sobre troca de pneus. Primeiro é importante você ter consigo na prova, pelo menos duas câmaras reservas, duas espátulas para sacar pneus e uma bomba que se adapte ao quadro de sua bicicleta. Qualquer mecânico ou ciclista mais experiente tira este assunto de letra. Por isso, procure seu mecânico de confiança ou um amigo mais experiente e peça uma pequena "aulinha" de troca de pneus. Pratique um pouco e estarás apto a enfrentar algumas intempéries que podem acontecer no curso da prova. Lembro que haverá apoio mecânico somente no PC2;

17ª - Acredito que todas as recomendações foram esgotadas. Esperamos que a prova do dia 23 próximo, transcorra sem problemas e que todos atinjam seus objetivos. Certa vez Paulo de Tarso mandou uma carta aos Coríntios recomendando: "Meus irmãos, sejam firmes e constantes em sua jornada." Este conselho, sintetiza a ideia de ritmo de prova que a organização gostaria de deixar para todos. Às 5h do dia 23 próximo, um bom Audaxterra para todos nós!

Abraço a todos!

Obs.: ainda hoje - publicação da programação do evento.

2 comentários:

Anônimo disse...

ótimas recomendações, ainda bem que o vulcanismo na região acabou no Mesozoico, mais de 150 milhões da anos atrás, seria uma pena ter que cancelar a prova devido a lava. abs marcelo

Anônimo disse...

Nas proximidades da Praia do Campo Bom e Esplanada tem "costelinhas" para todos os gostos; de carneiro, de tainha, de porco, de tudo...
Teremos uma bela diversão neste domingo...
Ass: Ivan S.