terça-feira, 25 de outubro de 2011

Ressacão

23 de outubro. Uma guerra estava marcada. Descobrimos que seria uma guerra com muitas baixas no test ride do Ciro ainda em agosto, quando este completou o percurso em 11h50min. Chegamos a remover a postagem com seu resultado, pois poderia assustar os inscritos. Havia uma linha tênue entre o esforço verdadeiro e a insanidade que precisávamos encontrar e preservar. Reavaliados os últimos 50 Km de prova e um efêmero equilíbrio fora encontrado.

Semanas antes do evento, enquanto os happy rides eram feitos, fracionando o percurso em três partes, o tom de apreensão envolvia esta frase: " - Quero ver quando juntarmos as três partes no dia 23...!" Brincava na linha de chegada que o evento era audax, mas o pedal randonnée. Afinal, estivemos sempre juntos. No jantar sábado; no café da madrugada; na largada e no happy hour da chegada. Durante a prova, seriam cada qual em seu ritmo e o sol "iluminando" a todos. A organização tentou, de todas as formas, promover essa integração que só as modalidades de longa distância não competitivas proporcionam. Acreditamos ter conseguido criar um ambiente propício para isso. Muitas amizades surgiram, com grandes encontros e reencontros acontecendo, com pessoas separadas, as vezes, por muitos quilômetros mas vibrando na mesma intensidade. Tenho certeza que todos têm pelo menos uma boa história para compartilhar. No final, os 135 galetos com pão e as 60 "pretinhas" promoveram a celebração de que precisávamos.

Em um intervalo superior a 6 horas (!!!) chegaram todos que suportaram o percurso e os 35°C de temperatura (que beleza de sol, não?!). No final, beirando dez da noite e 17h de esforço, chegaram o Smamiglio (possuído) e o Pedrão Camisa 10 (aliviado). Oitenta se inscreveram. Setenta e dois largaram e lutaram. Quarenta e cinco venceram o percurso em sua totalidade. Trinta e seis o fizeram dentro do tempo limite de 15h proposto pela organização. E apenas 15, o fizeram dentro da Lei (13h30min).

Equivalência: foram três subidas da Serra do Rio do Rastro; foram três descidas da serra do rio do rastro em 200 Km na terra. Um verdadeira montanha russa, de altimetria e de emoções: - apreensão na largada; - alívio ao final de uma subida; - tristeza ao ver a próxima subida; - satisfação ao vencer mais uma subida; - resignação ao avistar a próxima subida; - raiva dos organizadores; - desespero nos techos litorâneos de areia fofa; - ódio dos organizadores; - saciedade após o segundo risólis do jóia; - cólera e vingança na subida do rio perso (caixa d'água); - perdão e gratidão na linha de chegada; - (no dia de hoje) desejo, de vivenciar tudo isso de novo.

Levamos todos ao limite e acreditamos ter conseguido. Temos também a certeza de que muita gente encontrou uma força interior, um desejo de seguir em frente que não pensava possuir. Ir até o limite e descobrir o que se pode suportar é uma sensação invariavelmente positiva. Não tenho dúvida de que o Audaxterra (Fodax para os íntimos) será uma dessas coisas boas de lembrar, mas bem depois, pois foi um inferno fazer.

Parabéns a todos pelo comprometimento. Só em largar já precisava de muita coragem.

Abraço a todos!

10 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo post Maico, faz jus ao que foi este pioneiro Audax Terra - FODAX mesmo...
Queria agradecer e parabenizar a todos os responsáveis pelo carinho, empenho, cuidado, comprometimento, dedicação e competência que resultaram neste evento fantástico, do qual me sinto honrado por ter participado.
Vocês me proporcionaram alguns dos momentos mais memoráveis e incríveis da minha vida, um dia inesquecível e uma das minhas maiores vitórias!
Um grande abraço a todos, VOCÊS SÃO FODAX! VALEU!
Leonardo - Floripa
P.S.: foram tiradas algumas fotos pelo Ciro e talvez por outros, como faço pra conseguir algumas?
Vocês já definiram a data do próximo? Podem me inscrever!

pedro disse...

Muito bem Maico queria agradecer a vc o Ciro e a quem organizou esse audax que pra mim foi o primeiro de muitos que ainda pretendo encarar realmente pra mim foi uma superação particular eu queria completar aquele 200 km que no PC3 já sozinho tive a satisfação de ter um novo companheiro para o restante
da prova e que me isentivo a completa-la eu já não ligava mais pra relógio eu só queria completa e nois tava junto né marcelão hahaa companheirismo sempre agradeço a todos que acreditavam em mim valeu abraço... ass; camisa 10

França-CTA disse...

Pra resumir!
Ano que vem estou aí de novo.

Apuana disse...

Fala Maico e Ciro, estamos realmente felizes por tudo que aconteceu no AudaxTerra, infelizmente não fomos com a Equipe Apuana completa, mas aproveitamos ao máximo toda a prova. Gostaríamos de deixar os parabéns por toda a organização, pela disposição de vcs, pela recepção na chegada, na saída, pelo empenho em realizar uma bela prova como vcs fizeram. Vou dizer que sofri pra caramba,o sol estava muito forte, mas em nenhum momento me arrependo de ter participado e superado meus limites, espero que uma nova prova seja realizada por vcs, certamente participarei.

"Paciência e perseverança tem o efeito mágico de fazer as dificuldades desaparecerem e os obstáculos sumirem".John Q. Adams
Parabéns por tudo.

Abraço.
Alison Paulo Bernardi
Equipe Apuana Adventure - Jaborá

lazzarotto disse...

Quantos completaram em 13:30 conforme um audax 200km? Verdadeira prova de fogo foi esse audax, porém a organização está de nota 10 com relação a sinalização e respeito aos ciclistas participantes. Dá para escrever um livro sobre tudo o que aconteceu neste audax. Parabéns a todos participantes e organizadores em geral.

PARAIBA disse...

Senhores, apos o domingo dois sentimentos distintos, mas de igual intensidade, me tomaram de refém.
O primeiro é de gratidão:
Gratidão a organização, que conseguiu tornar a prova em um evento de sucesso, e inesquecível, seja pelas dores ou pela alegria da chegada.
Aos “Guerreiros” de Caxias do Sul (Alexandre, Anderson e os outros dois que esqueci os nomes), que sem o apoio de vocês eu não teria conseguido chegar.
O Segundo é de orgulho:
Orgulho por ter concluído uma prova tão desafiadora quanto a ideia destes “MALUCOS” organizadores (Maico, Ciro e o Homem chamado Cal, o mestre das marcações, o senhor do destino, o Sachet).
Fala-se que os melhores guerreiros são forjados no fogo, como o aço, mas após 23/10/11 posso lhes garantir que quem falou isso não conhecia o AudaXterra SC.
Parabens a todos pela coragem de terem largado.

Do amigo de todos os AUDAX.

Ricardo PARAIBA

Maico Birolo disse...

Rapaziada, eu quem agradeço! A todos! Não tinha como ficar deslocado, estávamos todos na mesma sintonia! Ficou pra história, sem dúvida! Muito obrigado pelos momentos! Abração!!

Obs.: Lazza, fiz as alterações na postagem. Corrigi até o número de ciclistas que largaram. É que teve dois que estiveram na janta, pegaram seus kits e não apareceram pra largar. Valeu!!

Júlio disse...

Maico e Ciroviski:
Eu já sabia!!!!
Já sabia que o evento, com vcs na organização, seria "punk" e participei pq é desses que sou viciado. Dificuldades creio que todos que largaram enfrentaram, mas tais dificuldades trouxeram experiência, superação e aquela dorzinha nas pernas por alguns dias. Só não trouxe uma coisa: o arrependimento de ter participado.
Parabéns pelo empenho, pela ótima sinalização, pela confraternização, etc. Parabéns tbm aos pais de vcs (não pouparam nem os "coroas"): Marco no PC 3 e Claris no galeto.
Hoje tenho coragem de perguntar - dia 23/10 nem passava em minha mente - Quando será o próximo???
Abraçoooos e... iéiéééé!!!!

ROGÉRIO J. disse...

rapaziada parabens mesmo,não completei o trecho ,acabei não completando todo o percurso ,mais só a bike me proporcionou conhecer melhor e curtir muito o lugar onde vivemoS.agradecer claro vcs malucos com essa idéia né ciro e maico!!apesar da gripe o cheiro de churrasco na estrada atentando e claro o cansaço rsrsrs,valeu muito a pena hoje vejo quanto pedalar pra mim ta sendo importante. e muito feliz pelo camisa dez hehehehe,mandei o email do audax pra ele e no outro dia ele se escreveu e provou que podeee,eu fui onde minha condição permitiu rsrs,
ahh mandar um grande abraço ao sujo do cassio que levantou no carro de apoio aquela budweiser bem gelada,deu vontade de mata o cara e um abraço tambem ao marcelo de maringa e o cara de lages que naum lembro o nome no momento,
e mais uma vez parab´nes e muito obrigado por nos procionarem um dia 23 inesquecivel ,
ah o cassio naum tava bebendo e dirigindo ele só mostrou a gelada galera !!hehe,abraço a todos

Marcelo Stimamiglio disse...

Caros bikers ... Desejo agradecer à todos da organização pelo fantástico evento ! Também, dizer que meu grande amigo Cristiano irá, sem dúvidas, completar a prova da próxima vez. Ao meu novo amigo Pedrão , meus sinceros agradecimentos. Quando perdi meu parceiro no PC3 só o que pensava era arrumar alguém que estivesse disposto a completar os 200 km ... foi quando olhei pro lado e vi o Pedrão ... visivelmente cansado, mas com aquele jeito e olhar de quem tinha um grande desafio a vencer. Perguntei : Como é teu nome ? Ele respondeu : " Pedro " . Eu falei : Você quer terminar ? E Pedro disse : " quero". Era o que eu queria ouvir e então lhe disse : Vamos lá, Pedro. Se vc quer, nós chegaremos no final. Pedro me alertou que estava muito cansado , que seguiria um ritmo mais calmo, principalmente nas subidas ... e que se eu quisesse, era pra seguir no meu ritmo pra chegar dentro do tempo limite. Foi quando me perguntei que graça teria o caminho sem um amigo pra conversar e qual era mesmo o "espírito" do Audax ? Como a vida é engraçada ! Faltando uns 10 km , e já noite... sem enxergar um metro à frente, arrebentou o cabo do freio traseiro da minha bike. Pedro consertou o freio em menos de 1 minuto... coisa que eu não conseguiria e com certeza, teria que desistir e telefonar pro socorro me buscar. Pedrão , muito obrigado. Obrigado pela ajuda e pela lição de superação que vc proporcionou à todos. Um abraço pra galera e nos veremos em breve !