terça-feira, 7 de setembro de 2010

Pré300 Experience - 03/09/2010

Havia programado o dia 03/09 para simular o brevet do dia 24/09. Simularia a prova toda, com todas as suas condições. Foi só comunicar o "plano" a alguns amigos e já consegui parceria. No dia 03/09, um pouco depois das 21h30min partimos eu, Cirããão e Denis para o pórtico de entrada do Criciúma Shopping. Pouco mais de 20km de pedal e chegávamos ao local de largada. Lá estavam o Gê e o Mano Patrãozinho a nossa espera.
Onze da noite em ponto largamos. Início nervoso. Tivemos que percorrer toda a Avenida Centenário, com o seu tradicional tráfego de "baladeiros" até chegarmos no anel viário externo de Criciúma. Após Cocal do Sul o trânsito já diminuíra consideravelmente. Chegada ao PC1, no km67, à 01h53min. Parada rápida para uma água em que "seu Edo" não nos deixou pagar. É impressionante como os quilômetros passam e a confiança aumenta. Já no posto Leão do Trevo (será PA na prova, fica aberto 24h), às 3h da matina, ligamos para o Fabão Rohling, que faria uns 100km conosco. Até Braço do Norte, foram encontrados alguns veículos de "baladeiros" e caminhões de frango (odorizando a rodovia), bem como uns poucos "bem nascidos e mal criados", exibindo os possantes carros de seus pais.
Após Braço do Norte, 80km de breu total na SC482. Não sei se encontramos um carro a cada 5km. O asfalto um tapete. Chegamos no PC2, em Santa Rosa de Lima, km125, às 5h em ponto e o trevo de Braço do Norte chegou rápido. Os 40km de ida são bem mais pesados do que os da volta, afinal na ida sobe-se o rio. Nova parada no PA do posto Leão do Trevo em Braço do Norte (afinal o PC de Santa Rosa de Lima estava fechado, acredito que no dia da prova, a parada neste PA seja desnecessária, tanto na ida; quanto na volta, em razão do funcionamento dos PCs. No retorno, poderá ser postergada para o PA do Posto Hoffmann em Orleans, ou ainda, no Posto Fontanella em Lauro Müller). O trevo de Orleans chegou rápido, o moral da moçada estava alto. Então encontramos o Saquetti, de Urussanga, que nos acompanharia até o final da jornada. Quando vimos já estávamos no Posto Fontanella em Lauro Müller. Parada para recarregar as caramanholas e começou a subida na serra. Olha, subir com 200km nas costas exige paciência. Em nenhum momento consegui imprimir mais do que 12km/h, foi duro. Mas passou, e o melhor, o pastel de palmito que comi no PC3 estava molinho, molinho... km212, PC3, Gruta da Serra do Rio do Rastro, chegada às 11h da manhã. Neste momento tínhamos 8h para completar os 90km mais fáceis da prova. O brevet estava em nossas mãos.
No trevo de Orleans o Rohling nos abandonou e encontramos o "Vorna", que seguiria conosco até o final do brevet. Parada em Urussanga para almoço no Restaurante Piatto D'oro (como estávamos adiantados, resolvemos esbanjar). Na saída do restaurante, encontramos o Paulão, que a partir dali também nos acompanharia até o final do brevet. Às 14h45min chegamos no Posto do Xandão (em sua eterna indecisão, ainda não sabe se fará apoio ou se pedalará a prova) e os quilômetros finais foram tranquilos. São sempre aqueles quilômetros de afirmação. É inexorável, você sabe que conseguirá, mas a ficha ainda não caiu. Portanto, às 16h09min, após 302km rodados, retornávamos ao estacionamento do Criciúma Shopping. Chegamos com quase três horas de "lambuja", com direito a paradas em todos os PCs, três vezes em PAs e ainda para almoço. Está aí, provamos aos inseguros que o brevet não será nada difícil. Randonnée é confiança. Você nunca sabe se será capaz de completar um brevet, simplesmente pedala-se para saber se é possível.

Análises:

- É um brevet duro, mas que não é dois. Portanto, use a cabeça. Monte uma estratégia de prova. Por mais forte que sejas, não conseguirás atacar em todas as montanhas. Repeite o relevo. Seja paciente e valha-se de um passo confortável nas subidas; seja sensível e aproveite as descidas e os falsos planos para forçar o ritmo e conseguir a "gordurinha" de tempo necessária para ser queimada nas paradas. Está com medo de pedalar rápido, vá com dois faróis. Economize, peça um emprestado ao "amigo bundão", tenho certeza que você não terá dificuldade em encontrá-los;
- Nas paradas, seja objetivo. Não adianta esperar o "Espírito Santo" que ele não virá pedalar por você. Faça sua parte, comendo alimentos ricos em potássio e não esqueça da água. A noite possui suas desvantagens, como a supressão de sono, que alguns possuem baixa tolerância, mas em compensação quase não há vento, o tráfego diminui sensivelmente e o desgaste é sempre menor;
- O segundo PPM é bastante duro. Mas na volta descê-lo...é um espetáculo! Apanhamos para chegar a Santa Rosa de Lima, mas em compensação fizemos em cerca de 30 minutos o retorno a Rio Fortuna;
- Este é um brevet equilibrado. Descerá tanto quanto subirá. Portanto, controle seu psicológico, ao invés de ficar inseguro, aproveite as oportunidades, forçando o ritmo quando o relevo permitir. Faça sua parte, que do resto a própria altimetria se encarregará.

Abraço a todos!

5 comentários:

FABÃO disse...

iééééiiiéééééé!!!!

udo.map disse...

O PC da Serra do Rio do Rastro fica a 700m de altitude? E qual é a altitude no topo? Seria mais quantos km de "passeio" para chegar ao topo do mundo? []s Paiudo

Maico Birolo disse...

Daí Paiudo!! Cara, são exatos 6,5km de passeio até o topo (500mts extras caso queiras chegar ao mirante, ou seja, 7km até o mirante). O topo fica a 1421mts de altitude.
Abração!!

jblemos disse...

Falta dizer que estes 6,5km que faltam até o topo são duros pra carai...Ainda mais depois de 210km nas pernas.
Maico esta tua Specialized Roubaix tá bonita hein? Qual é a relação que estás usando? Tenho uma parecida rsrsrs. Show de bola.

Maico Birolo disse...

Daí JB!! Cara, como diria o Gê, uso a relação "feminha" - (34 - 27) hehehehe!!! Muito boa para as subidas desse randonnée. Pedivela compacto sempre digo aos amigos que é o futuro. Afinal: "-Como não consegui índice para o mundial...". Essa roubaix é meu xodó, minha mulher aceita minha "bigamia" numa boa...até incentiva (às vezes...) Abração e bom brevet!!