segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Informações úteis

1ª - Terça a noite (mais tardar quarta pela manhã), a listagem oficial de inscritos será publicada no blog e site. Não deveremos ter muito mais do que 40 corajosos de quatro estados brasileiros. Portanto, será um brevet que primará pela qualidade;

2ª - A programação completa do evento se encontra no site www.audaxcriciuma.com.br;

3ª - Não é preciso efetuar a impressão do termo de responsabilidade. Exceto no caso do menor de idade, quando seu responsável não possa se fazer presente na retirada dos kits, na forma descrita no site www.audaxcriciuma.com.br;

4ª - O termo de responsabilidade, devidamente preenchido, isenta o inscrito da apresentação de atestado médico;

5ª - A organização fiscalizará a trafegabilidade dos ciclistas no acostamento durante o brevet. Exceto no trecho neutralizado no início da prova, na SC-482 (Rio Fortuna/Braço do Norte), na SC- 108 (descobri este final de semana, que liga Rio Fortuna/Santa Rosa de Lima, o Google Earth está desatualizado), bem como do centro de Lauro Müller até o PC3, trechos em que efetivamentenão há acostamento;

6ª - Para quem ainda não sabe, quatro itens são imprescindíveis para se largar um Randonnée: iluminação eficiente (pilhas novas) na dianteira e traseira da bicicleta; capacete e colete em "X" (estilo guarda de trânsito, vendido em estabelecimentos que comercializam EPIs - Equipamentos de Proteção Individual);

7ª - A organização fiscalizará a utilização, durante toda a prova, do colete em "X". As iluminações dianteira e traseira poderão ser desligadas tão logo amanheça, no entanto, o colete em "X" deverá ser usado durante todo o percurso, sob pena de desclassificação. Motivo: de uma forma geral os motoristas desrespeitam os ciclistas. Por ser algo diferente, quando alguém faz uso de capacete e vestuário específico, o respeito aumenta. Por derradeiro, o colete em "X" só fará aumentar o respeito dos motoristas com os participantes no brevet;

8ª - Ainda, para quem não sabe, na véspera da prova, quando da retirada dos kits, todos receberão um "passaporte", que deverá ser apresentado nos PCs e na Linha de Chegada. Como o passaporte é a prova material da conclusão do brevet, cuidem dele. Portanto, ele é a história do participante na prova, o extravio do mesmo desclassifica o ciclista. Todos receberão um "saco zip" junto dos passaportes;

9ª - Ajuda externa não é admitida, exceto nos PCs. A organização não vê com bons olhos "carro de apoio" em randonnée. Portanto, quem quiser ter o acompanhamento de um veículo, o mesmo deverá ficar plantado nos PCs. Randonnée é autossuficiência. Um carro próximo, além de atrapalhar o psicológico do participante, poderá desclassificá-lo do brevet. Quando se está cansado é muito mais fácil fazer bobagem. Desisti de apenas um brevet. Arrependo-me até hoje.

10ª - O brevet será realizado sob quaisquer condições climáticas. Não haverá adiamentos. Motivos que poderão inviabilizar a prova: erupção de um vulcão em algum ponto da rota (sendo em local próximo e a defesa civil informar que é seguro a passagem, a prova acontecerá normalmente); dilúvio no estilo "Noé" (daqueles em que só ele e alguns animaizinhos sobrevivem); queda de um meteoro sobre a rota ou em cima de algum PC (caso caia ao lado, a prova transcorrerá normalmente); em caso de "fim do mundo" a prova será adiada por tempo indeterminado. Já dizia o "Guru Riograndense" Faccin: "O difícil não é fazer um brevet; o difícil é fazê-lo nas condições em que o mesmo se apresenta.";

11ª - Falando em condição climática, por aqui não chove sensivelmente há cerca de 60 dias. Apesar de ter visto a previsão em sites como o Climatempo e o Tempo Agora, advirto: de acordo com esses sites, teria chovido pelo menos em 45 dias dos últimos 60, por nossa região; quando não se viu mais do que 5 dias de chuva (acho que eles ainda não descobriram o La Nina...). Portanto, pela lei da probabilidade, não deverá cair um pingo d'água durante a prova. E quem é da região e culpa a condição climática por não ter treinado, está mentindo;

12ª - Aproveitem os PCs. Os PCs 2 e 3, serão em reservas ambientais do Estado de Santa Catarina, locais muito bucólicos e bonitos. Ideais para um descanso. Não deixem de aproveitar o suco de laranja Makrovita, "iguaria" da região, fabricado em Rio Fortuna e que pasmem: oferece 400mg de potássio a cada 200ml; enquanto que um gatorade apresenta meros 24mg a cada 200ml. Vocês deverão encontrar esse suco no PC2 e nos PAs do Posto Leão do Trevo em Braço do Norte e no Posto Fontanella em Lauro Müller.

13ª - Para que um participante obtenha sucesso em qualquer brevet randonnée no mundo a regra de ouro deverá ser observada. Um brevet de entrada, como o de 200km, é desenvolvido para uma média mínima de 15Km/h. Qual é a menor velocidade que um participante poderá imprimir na prova?! 0 km/h (zero). Isso sempre ocorre quando se está parado. Portanto, nos PCs, seja objetivo: carimbe seu passaporte; reabasteça; coma alguma coisa; ingira algo diferente de água ou do "veneninho" de suas caramanholas; faça suas necessidades fisiológicas e volte pro trecho. Quem fizer isso, vence.

14ª - Sobre os equipamentos obrigatórios: o colete em "X". A organização NÃO o fornecerá aos ciclistas. Todos deverão trazer consigo. Comprem, peçam emprestado, troquem... a boa notícia é que o mesmo é vendido nunca por mais de R$ 15,00 ou R$ 20,00. Para quem quer um colete estiloso, com LEDs, que não agride as roupas, existe uma marca americana chamada Nathan, especializada no assunto. O mesmo é comercializado no Brasil. Mas aí já é burguesia; e toda a burguesia tem seu preço;

15ª - Ainda sobre os equipamentos obrigatórios: a sinalização dianteira e traseira, vulgo farol e pisca, é afixada NA BICICLETA, e não no ciclista. A propósito o capacete deverá ser afivelado na cabeça (hehehehe);

16ª - Essa é para os "estrangeiros" e que serão ampla maioria nos inscritos. O hotel mais cômodo para o evento será o IBIS de Criciúma. A motivação é simples, o mesmo está situado a 50mts do Criciúma Shopping e abrigará o congresso técnico da prova. De quebra ainda está com um bom preço no quarto duplo (R$89,00), portanto não dará R$45,00 por pessoa. Também, as bicicletas poderão ser levadas para os quartos; quando ligarem ou mandarem e-mail, informem que vocês participarão do Audax. Todos os endereços, telefones e e-mails dos hotéis encontram-se no site (www.audaxcriciuma.com.br);

17ª - O congresso técnico está sendo realizado mais tarde (21h30m do dia 24/09 no IBIS Hotel de Criciúma), para que todos já possam vir "jantados" e ao final do mesmo, realizarem os últimos preparativos para a largada;

18ª - Como se chega a Criciúma?! De avião pela Trip (www.voetrip.com.br); de ônibus por inúmeras empresas (Santoanjo/Eucatur/Catarinense/União/Pluma); de trem, junto ao carvão, pela Ferrovia Tereza Cristina; de bicicleta; a pé (para masoquistas); a nado não foram registrados acessos a cidade;

19ª - A prova contará com carro "vassourinha", também conhecido como o "veículo dos degredados" para efetuar o resgate da galera estragada. Quando você perceber que não consegue ir mais nem para a frente e nem para trás, ligue para a organização nos telefones úteis que todos receberão na carta de rota durante o congresso técnico. Por isso é importante todos portarem seus celulares (de preferência o número que cadastraram no formulário de inscrição) durante a prova;

20ª - A organização recomenda a utilização de pneus 700x23C para as estradeiras (conforto e segurança) e 26x1.0 a 1.5 para as MTBs (mais rendimento). Os asfaltos são bons e com poucos buracos. Quem quiser trafegar com pneus mais largos, não há nenhum impedimento. O sofrimento será só seu;

21ª - Ao invés de levarem rosarinhos, pés de coelho, ferraduras, miniaturas de Santos e Nossas Senhoras, levem o Tuffy com vocês. Só ele salva no Audax. Já tem uma certa idade, costuma atender por "Mr. Tuffy". Todo o mecânico conhece. Converse com seu mecânico de confiança. Pode ser adaptado a qualquer medida ou largura de pneus. Um dos itens mais úteis para se evitar dores de cabeça nos audax Brasil afora. Lembrem sempre que os acostamentos das estradas são os maiores sítios arqueológicos do Brasil, até ossos de dinossauro são encontrados e tudo o que é mais duro do que a borracha poderá ser nocivo a seus pneus (só não façam como um participante que vi no 200 desse ano, em que um inscrito apareceu com dois Tuffy's para cada pneu -Tuffy Family- daí o próprio Tuffy furava o pneu do cara);

22ª - É conveniente que todos venham para o brevet com um mínimo de conhecimento sobre troca de pneus. Primeiro é importante você ter consigo na prova, pelo menos duas câmaras reservas, duas espátulas para sacar pneus e uma bomba que adapte-se ao quadro de sua bicicleta. Qualquer mecânico ou ciclista mais experiente tira este assunto de letra. Por isso, procure seu mecânico de confiança ou um amigo mais experiente e peça uma pequena "aulinha" de troca de pneus. Pratique um pouco e estarás apto a enfrentar algumas intempéries que podem acontecer no curso da prova. Não haverá apoio mecânico na prova, mas dois carros da organização possuirão itens básicos que poderão ser vendidos nos PCs, em caso de emergência;

23ª - Está com dificuldades em adquirir farol dianteiro ou "pisca" traseiro?! Seus problemas acabaram. Não poderíamos deixar de falar no "amigo bundão". Todo mundo tem um amigo que sabe tudo sobre bicicleta, costuma sempre comprar de tudo sobre bicicleta, mas quando aparece um desafio é o primeiro a abandonar o barco. Gosta muito mais de bicicleta do que andar de bicicleta. Mas tem um espírito fraterno...esse é o cara que vai ajudá-lo! De quebra ainda vai ficar orgulhoso sabendo que um farol seu vai correr um Audax!;

24ª - Acredito que agora todas as dicas e recomendações foram esgotadas. Esperamos que a prova do dia 24/25 próximos, transcorra sem problemas e que todos atinjam seus objetivos. Certa vez Paulo de Tarso mandou uma carta aos Coríntios recomendando: "Meus irmãos, sejam firmes e constantes em sua jornada." Este conselho, sintetiza a ideia de ritmo de prova que a organização gostaria de deixar para todos. Às 23h do dia 24 próximo, um bom brevet para todos nós!

Nenhum comentário: