segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Treinos e estratégia para o 300

Quanto treinar para um brevet acima dos 200km?! Quem pedala alguma coisa, em condições normais, consegue completar um brevet de entrada (200), nem que seja na raça. Mas, e se você chegou um trapo no 200?! Como fazer mais 100km?!
Calma, na longa distância o preparo e a programação mental contam muito. Tudo isso se traduz no foco. Como diria o "audaxiopata" Faccin, é como se você não tivesse que fazer mais nada na vida a não ser pedalar. Talvez por isso a impopularidade de provas com chegadas alternativas (ex: brevet de 300, com opção de 400), não importa o ritmo de prova ou a distância envolvida, o trapo em que chegarás e o sentimento de alívio, serão sempre os mesmos. O que mudam são as lembranças e o orgulho da distância cumprida. Foque no próximo PC; na próxima cidade; na próxima rotatória; ao final da próxima subida. Evite pensar no final ou em tudo o que ainda estará por vir. Não dê vazão a sentimentos de derrota ou desistência. Gandhi, provavelmente após terminar algum audax lá na Índia, falou: "A alegria está na luta, no sofrimento envolvido. Não na vitória propriamente dita."
Aviso aos marinheiros de primeira viagem. Um bom treino para um brevet não significa treinar a distância do mesmo. Durante estas semanas que antecedem a prova, faça pelo menos dois treinos curtos, sempre dirigidos, um focado no giro e outro na montanha. No final de semana, tire um dia para um treino longo, com pelo menos 5h de selim. Não esqueça que o descanço faz parte da longa distância. Este último treino aumentará sua sensibilidade com seu corpo, estreitará seus laços consigo mesmo (feeling); ao mesmo tempo diminuirá a sensibilidade de seu traseiro. Cuidado, treinos como esse viciam, atualmente sinto um prazer enorme quando rompo a barreira dos 100km em meus treinos de sábado. Recomendo sempre "amansar o rabo" antes de treinos como esse, com pomadas do tipo "chamois" ou hipoglós. Faça isso por pelo menos duas semanas e se tiveres um bom domínio sobre si mesmo, vencerás o cronômetro.
Após uma rápida olhada na altimetria do brevet, a melhor estratégia de prova fica clara. Sobreviva até o PC3, no km211, que no resto a bicicleta irá até sozinha. Até este km, mantenha um bom ritmo e utilize a regra de ouro nos PCs1 e 2 (carimbe passaporte; coma alguma coisa; vá ao banheiro; estique-se e parta, pois em um PC a velocidade imprimida é 0km/h). Não bobeie, o cronômetro estará sempre a sua espreita.
Abraço a todos!!

4 comentários:

udo.map disse...

Minha humilde colaboração:
1) Se vc fizer um Randonnee 200km, vc chegará cansando no final de 200km. Se vc fizer um Randonnee 400km, vc estará cansando somente no final dos 400km.
2) Ninguém pedala 300km numa tacada só. Vc pedala daqui até o próximo PC ou ponto de referencia. Depois pedala mais...
3) Me cansei menos na prova de 1000 ou 600 do que em muitas provas de 400km...
4) Não pedale sozinho. Curta a paisagem e converse muita besteira. Faz o tempo (e a km) passarem BEM DEPRESSA.
5) Não reclame! Apenas agradeça por poder estar naquele lugar pelas suas próprias forças. Muitos gostariam de ter essa liberdade / força de vontade / saúde / coragem / falta de noção / todas as anteriores. ABRAÇO

Maico Birolo disse...

Valeu Udo!! Será uma honra tê-lo conosco dia 24!! Abração!!

Sérgio disse...

E aí bikers, ainda em 2012 quero fazer os 200 e 300 de Porto Alegre. Gostei muito das dicas. Abraços.

Maico Birolo disse...

Obrigado pelos elogios Sérgio! Em 2013, no dia 19 de maio estamos com evento que promete ser inesquecível...! Forte abraço!!