quarta-feira, 15 de maio de 2013

Recadinhos da mamãe

- O termo de responsabilidade poderá ser acessado neste link. Não é preciso efetuar a impressão do termo de responsabilidade. Exceto no caso do menor de idade, quando seu responsável não possa se fazer presente na retirada dos kits de inscrição;

- O termo de responsabilidade, devidamente preenchido e assinado, isenta o inscrito da apresentação de atestado médico;

- Ajuda externa não é admitida, exceto nos PCs. A organização não vê com bons olhos "carro, moto ou quadriciclo de apoio". Portanto, quem quiser ter o acompanhamento de um veículo, o mesmo deverá ficar plantado nos PCs. Longa distância pressupõe autossuficiência. Um carro próximo, além de atrapalhar o psicológico do participante, poderá desclassificá-lo do evento. Quando se está cansado é muito mais fácil fazer bobagem. Desisti de apenas um evento BRM. Arrependo-me até hoje;
 
- O Audaxterra será realizado sob quaisquer condições climáticas. O clima é parte da preparação mental de um ciclista de longa distância. É preciso sentir-se confortável na bicicleta em todas as condições climáticas. Também, não importa o que aconteça, é preciso seguir em frente. Portanto, não haverá adiamentos. Motivos que poderão inviabilizar a prova: erupção de um vulcão em algum ponto da rota (sendo em local próximo e a defesa civil informar que é seguro a passagem, a prova acontecerá normalmente); dilúvio no estilo "Noé" (daqueles em que só ele e alguns animaizinhos sobrevivem); queda de um meteoro sobre a rota ou em cima de algum PC (caso caia ao lado, a prova transcorrerá normalmente); súbita aparição de algum ser aparentemente indestrutível (Godzilla) - nota: terneiros descontrolados e cachorros mal intencionados não contam; em caso de "fim do mundo" a prova será adiada por tempo indeterminado;

- Falando em condição climática, a previsão é de tempo ideal para pedalar no domingo. Sem vento, pouco ou nenhum sol, pouca ou nenhuma chuva e temperatura amigável. No momento, a previsão para o sábado e domingo é para bundão algum botar defeito;

- Este será um brevet em que o sucesso do participante estará condicionado a observação da regra de ouro. O evento foi desenvolvido para uma média mínima de 15 km/h. Qual é a menor velocidade que um participante poderá imprimir na prova?! 0 km/h (zero). Isso sempre ocorre quando se está parado. Portanto, nos PCs, seja objetivo: carimbe seu passaporte; reabasteça; coma alguma coisa; ingira algo diferente de água ou do "veneninho" de suas caramanholas; faça suas necessidades fisiológicas e volte pro trecho. Quem fizer isso, vence;

- A prova contará com carro "vassourinha", também conhecido como o "veículo dos degredados" para efetuar o resgate da galera estragada. Quando você perceber que não consegue ir mais nem para a frente e nem para trás, primeiro tente caminhar, pois as coisas podem mudar. Caso nada dê certo, ligue para a organização nos telefones úteis que todos receberão durante o congresso técnico ou simplesmente aguarde a chegada do carro vassoura que estará no final do pelotão. Por isso é importante todos portarem seus celulares (de preferência o número que cadastraram no formulário de inscrição) durante a prova;

- Ao invés de levarem rosarinhos, pés de coelho, ferraduras, miniaturas de Santos e Nossas Senhoras, levem o Tuffy com vocês. Só ele salva no Audaxterra. Já tem uma certa idade, costuma atender por "Mr. Tuffy". Todo o mecânico conhece. Converse com seu mecânico de confiança. Pode ser adaptado a qualquer medida ou largura de pneus. Um dos itens mais úteis para se evitar dores de cabeça em eventos de longa distância Brasil afora. Só não façam como um participante que vi no 200 de 2010, em que um inscrito apareceu com dois Tuffy's para cada pneu -Tuffy Family- daí o próprio Tuffy furava o pneu do cara;

- É conveniente que todos venham para o evento com um mínimo de conhecimento sobre troca de pneus. Primeiro é importante você ter consigo na prova, pelo menos duas câmaras reservas, duas espátulas para sacar pneus e uma bomba que se adapte ao quadro de sua bicicleta. Qualquer mecânico ou ciclista mais experiente tira este assunto de letra. Por isso, procure seu mecânico de confiança ou um amigo mais experiente e peça uma pequena "aulinha" de troca de pneus. Pratique um pouco e estarás apto a enfrentar algumas intempéries que podem acontecer no curso da prova. Lembramos que haverá apoio mecânico somente no PA;

10ª - Poderá estar frio na largada. Não deixe de largar agasalhado. Descarte o agasalho, se quiser, no PC1. Deixe-o em uma sacola com seu nome. As tardes por aqui costumam ser bastante quentes. Não se preocupe, você não passará mais frio a partir do PC1 (o máximo que poderá acontecer é suar frio de desidratação lá pelo PC3...);

11ª - Quem vir de hardtail (rabo duro), tente utilizar, pelo menos, um pneu em estado de novo na traseira. Vocês não sabem o que um milímetro a mais de borracha no pneu traseiro pode aliviar de dores nas costas no curso da prova. Até porque ninguém poderá se dar ao luxo de andar com os pneus com baixa "libragem", sob pena de sacrificar seu ritmo de prova. Portanto, compense uma calibragem mais alta com um pneu novo (com mais borracha) na traseira;

12ª - Economizem na comida que levarão consigo (os PCs e PA são estruturados, por isso levem algum dinheiro). Aliás, economizem nas bugigangas, principalmente se elas forem nas costas. Será melhor se você conseguir levar suas coisas na bicicleta. No curso desse tipo de  prova, muitas vezes a dor lombar vai judiar mais do que a dor nas pernas;

13ª - Camarão gostoso é o de Laguna/SC, e de lá só teremos o Jean Carlo. Portanto, não esqueçam do protetor solar. Depois não digam que não avisamos... 

14ª - Lembro a todos do "EconoMode". Todo o brevet de pequena distância costuma ter surtos de "Síndrome do Cavalo Paraguaio". Doença que tem cura, mas o tratamento costuma levar tempo e demandar muito autoconhecimento e experiência. Os mais novos compõe o "grupo de risco" da doença. Fique atento aos sintomas: - abafamento nos primeiros 60 Km; - afogar no final de qualquer colina; - rodar muito de pratão (coroão); - deixar de se alimentar, mesmo que à força; - deixar de ingerir líquidos, mesmo que empurrado (goela abaixo). É uma doença silenciosa e que não respeita gênero sexual ou faixa etária. Ainda não há registros de tratamento na farmacologia tradicional. Costuma causar a desistência do brevet e provocar imediato repouso. Portanto, fiquem atentos (como diria o Ciro, "vamos evitar cabaçices"). Pedalar no "economode" até o Km 103 da prova, poderá deixá-lo com moral para as planícies e falsos planos;

15ª - Por último, até porque se trata "dos fundos", não esqueça desta parte tão sensível e sempre tão lembrada... empapuçar-se de "amansa-rabo" (o do tipo chamois) é imprescindível.

Acredito que todas as recomendações foram esgotadas. Esperamos que a prova do dia 19 próximo, transcorra sem problemas e que todos atinjam seus objetivos. Certa vez Paulo de Tarso mandou uma carta aos Coríntios recomendando: "Meus irmãos, sejam firmes e constantes em sua jornada." Este conselho, sintetiza a ideia de ritmo de prova que a organização gostaria de deixar para todos. Às 5h do dia 19 próximo, um bom Audaxterra para todos nós!

Ps. da mamãe: "-Vão devagar hein...não vão se pisar lá em Urussanga viu?!"

2 comentários:

Unknown disse...

kkkkkkkkkkkk... "Se pisar" é do tempo da minha Nona, porco ziu!!!!

Anônimo disse...

Meu caro amigo e conselheiro Birolo... Se por acaso você me encontrar fraquejando, debilitado ou em estado de perturbação mental devido ao cansaço, jamais, nunca, me ofereça carona... Já diz as sábia palavras: "Não deixeis cair em tentação..."
kkkkkkkkkkkkkkk