terça-feira, 27 de abril de 2010

Informações relevantes

1ª - O Audax do Carvão não possui fins lucrativos. Desta forma: todo o valor das inscrições e os apoios serão traduzidos em comodidades aos participantes e/ou empregados diretamente na prova; em respeito aos já inscritos, a data de encerramento das inscrições não será prorrogada; o número de vagas oferecidas não sofrerá aumento.

2ª - É verdade, o sistema de inscrições é problemático. Até onde sei, apresenta dificuldades em qualquer versão do IE (Internet Explorer). Mesmo assim é uma loteria, ou seja, pode dar problema ou não. Para quem está sentindo dificuldades em se inscrever, nossa sugestão é ir até uma lan house ou na casa de algum amigo que já conseguiu efetuar sua inscrição. Pode ficar a pergunta: mas pra quê ficar insistindo em um sistema de inscrições problemático?! O fato é que este sistema é o primeiro passo de um banco de dados nacional de Audax/Randonnée. Todos os inscritos nesse brevet, neste ano e nos próximos, sempre que participarem de alguma outra prova conveniada com o sistema, em qualquer lugar do Brasil, poderão apenas colocar seu CPF e ficarão isentos do preenchimento do extenso formulário. O problema é que somos cobaias. Portanto, paciência.

3ª - Não é preciso efetuar a impressão do termo de responsabilidade. Exceto no caso do menor de idade, quando seu responsável não possa se fazer presente na retirada dos kits, na forma descrita no site www.audaxcriciuma.com.br;

4ª - O termo de responsabilidade, devidamente preenchido, isenta o inscrito da apresentação de atestado médico;

5ª - A organização fiscalizará a trafegabilidade dos ciclistas no acostamento durante o brevet. Exceto no trecho neutralizado no início da prova e na SC482 (Rio Fortuna/Braço do Norte), onde efetivamente não há acostamento em toda a sua extensão;

6ª - Para quem ainda não sabe, quatro itens são imprescindíveis para se largar um Randonnée: iluminação eficiente (pilhas novas) na dianteira e traseira da bicicleta; capacete e colete em "X" (estilo guarda de trânsito, vendido em estabelecimentos que comercializam EPIs - Equipamentos de Proteção Individual);

7ª - A organização fiscalizará a utilização, durante toda a prova, do colete em "X". As iluminações dianteira e traseira poderão ser desligadas tão logo amanheça, no entanto, o colete em "X" deverá ser usado durante todo o percurso, sob pena de desclassificação. Motivo: de uma forma geral os motoristas desrespeitam os ciclistas. Por ser algo diferente, quando alguém faz uso de capacete e vestuário específico, o respeito aumenta. Por derradeiro, o colete em "X" só fará aumentar o respeito dos motoristas com os participantes no brevet;

8ª - Ainda, para quem não sabe, na véspera da prova, quando da retirada dos kits, todos receberão um "passaporte", que deverá ser apresentado nos PCs e na Linha de Chegada. Como o passaporte é a prova material da conclusão do brevet, cuidem dele. Portanto, ele é a história do participante na prova, o extravio do mesmo desclassifica o ciclista. Todos receberão um "saco zip" junto dos passaportes;

9ª - Ajuda externa não é admitida, exceto nos PCs. Não vejo com bons olhos "carro de apoio" em randonnée. Portanto, quem quiser ter o acompanhamento de um veículo, o mesmo deverá ficar plantado nos PCs. Randonnée é autossuficiência. Um carro próximo, além de atrapalhar o psicológico do participante, poderá desclassificá-lo do brevet. Quando se está cansado é muito mais fácil fazer bobagem. Desisti de apenas um brevet. Arrependo-me até hoje.

10ª - O brevet será realizado sob quaisquer condições climáticas. Não haverá adiamentos. Motivos que poderão inviabilizar a prova: erupção de um vulcão em algum ponto da rota (sendo em local próximo e a defesa civil informar que é seguro a passagem, a prova acontecerá normalmente); dilúvio no estilo "Noé" (daqueles em que só ele e alguns animaizinhos sobrevivem); queda de um meteoro sobre a rota ou em cima de algum PC (caso caia ao lado, a prova transcorrerá normalmente); em caso de "fim do mundo" a prova será adiada por tempo indeterminado. Já dizia o "Guru Riograndense" Faccin: "O difícil não é fazer um brevet; o difícil é fazê-lo nas condições em que o mesmo se apresenta.";

11ª - Aproveitem os PCs. Os PCs 1 e 3, serão no vale do Rio Maior, reserva ambiental do município de Urussanga; o PC2 situa-se em Rio Fortuna, cidade que marca a entrada no Parque Estadual Serra do Tabuleiro. Locais muito bucólicos e bonitos. Ideais para um descanso. Todos serão em estabelecimentos comerciais que oferecem algumas "iguarias". Enquanto que a Lanchonete do Bocardo serve um caldo de cana centenário, em que reza a lenda, Garibaldi e Getúlio Vargas, repuseram suas energias antes do primeiro tomar Laguna e o segundo o Brasil. Imagine então o inscrito, tomando esse caldo de cana vai ser "mole" tomar o brevet 200 do Carvão. Por sua vez, o Bar São Paulo oferece uma infinidade de Sucos de Laranja Makrovita, fabricados na própria Rio Fortuna, que pasmem: oferece 400mg de potássio a cada 200ml; enquanto que um gatorade meros 24mg a cada 200ml. Portanto, quem chegar com câimbras no PC2, este suco será a melhor pedida.

12ª - Para que um participante obtenha sucesso em qualquer brevet randonnée no mundo a regra de ouro deverá ser observada. Um brevet de entrada, como o de 200km, é desenvolvido para uma média mínima de 15Km/h. Qual é a menor velocidade que um participante poderá imprimir na prova?! 0 km/h (zero). Isso sempre ocorre quando se está parado. Portanto, nos PCs, seja objetivo: carimbe seu passaporte; reabasteça; coma alguma coisa; ingira algo diferente de água ou do "veneninho" de suas caramanholas; faça suas necessidades fisiológicas e volte pro trecho. Quem fizer isso, vence.

Abraço a todos e boa preparação!!

2 comentários:

AnDi... disse...

bom dia Birolo, kra, valiosas dicas estas suas, pelo menos p/ mim e meu colega que somos Audaxiosos de 1ª viagem. Forte abraço e obrigado.

Luciano Bif disse...

KKKKKKKKKKKKKK... achei legal as catastrofes que podem interromper a prova. Mas pra qm tem montain bike, fica facil! Só o caso do diluvio que complica.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk