Ao longo do percurso, uma rodovia municipal será percorrida, bem como quatro rodovias estaduais. Para orientação e conhecimento do "pessoal de fora", vamos a algumas considerações acerca da qualidade dos asfaltos a serem percorridos. Lá no Rio Grande do Sul, há uma máxima dos marketeiros do pedágio: "Rodovia pedagiada, sinônimo de estrada em condições", como bicicleta e pedestre não pagam pedágio... a qualidade do acostamento não segue a da estrada, ou seja, o acessório não segue o principal. Como por aqui não há pedágios, as coisas não são muito diferentes. A única diferença é que as concessionárias de pedágio tapam os buracos mais rapidamente do que os órgãos públicos. No entanto, ambas o fazem com a mesma displicência.
Well, uma forma simples de aferir a qualidade das rodovias percorridas é julgá-las com notas variando de 1 a 10 (esta será uma avaliação estritamente pessoal, acompanhem pela carta de rota). No traço verde, Rodovia Municipal, nota oscilando de 5 a 10. Do primeiro pontilhão até a primeira rotatória, 5; da primeira rotatória até a segunda rotatória, 8; da segunda rotatória até seu final, entre 9 e 10. Na SC446 (traço amarelo), 10, rodovia modelo no Estado. Na SC 438 (traço roxo), trecho entre Orleans a rotatória de Gravatal (a última antes da chegada ao PC2), oscilando entre 9 e 10. Da rotatória de Gravatal até o PC2, oscilando entre 5 e 7. Do PC2 até a rotatória de Gravatal, oscilando entre 7 e 8 (interessante, neste sentido da rodovia o asfalto e acostamento estão melhores). Da rotatória de Gravatal até Orleans, oscilando entre 9 e 10. De Orleans até a rotatória de Lauro Müller, oscilando entre 5 e 7 (retorno também). Da rotatória de Lauro Müller até o PC4, oscilando entre 9 e 10 (retorno também). De volta a SC446, nem preciso mencionar, 10. Na SC445 (traço azul), entre 8 e 10. Na SC443 (traço vermelho), entre 8 e 9.
Assim, salvo trechos muito pequenos, toda a prova será realizada em rodovias com condições muito boas, todas reformadas há poucos anos, tendo a 446 como exemplar. Prova disso foi o florescimento do ciclismo de estrada na região, que até dois ou três anos atrás estava restrito a profissionais, pois ninguém tinha coragem de enfrentar os "homicidas motorizados". Contudo, como o mundo gira repleto de imperfeições, logo a 446 será a mais movimentada da prova. Pontos positivos: na ida passaremos por esta rodovia na entrada da madrugada, de um sábado de feriadão. No domingo será o retorno, só que de um feriadão que só termina na segunda-feira. Portanto, em razão do feriadão, arrisco-me a dizer que não teremos tráfego significativo em quaisquer das rodovias. Um pouco do baixo fluxo de veículos se dá em razão do tamanho dos municípios que o trajeto englobará: Urussanga, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Lauro Müller, Gravatal, São Ludgero e Orleans (todos com menos de 25mil habitantes); Içara e Braço do Norte (ambos com menos de 50mil habitantes); Tubarão (menos de 100mil habitantes); Criciúma (menos de 200mil habitantes). Apesar do baixo número de habitantes, no percurso bons postos 24h estarão funcionando (Orleans, Braço do Norte e Lauro Müller), que não são PCs mas podem "quebrar o galho" de algum randonneur necessitado.
É isso...!! Há qualquer hora mais um boletim de notícias!
Abraço a todos!
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