domingo, 19 de julho de 2009

O Princípio da Autossuficiência e a utilização dos verbetes "tifódi" e "tivira"

Em razão dos parcos recursos que uma organização de Randonnée dispõe e dos inúmeros imprevistos que um randonneur poderá enfrentar em brevets de distâncias mais desafiadoras, a utilização dos verbetes "tifódi" e "tivira" são de grande valia tanto para a organização quanto para o "sadomasonnée". Vejamos dois exemplos de problemas que podem ocorrer durante a prova e a resposta da organização a eles: 1 - Meu pneu furou?! R: Tivira. - Mas não tenho câmara sobressalente ou kit reparos!?! R: Tifódi. 2 - Começou a chover?! R: Tivira. - Mas eu não trouxe capa de chuva?! R: Tifódi.
Mas não só para a organização estes verbetes são importantes, pois se o desafiante interiorizá-los, será mais fácil "digerir" e lidar com os imprevistos de um brevet, mantendo a calma e serenidade em situações que até dado momento parecem insolúveis, além de caprichar na preparação para a prova. Portanto, o verbete "tivira" é inexorável a quaisquer randonneur, basta largar o brevet para se estar sujeito a ele; porém uma boa preparação poderá, quase sempre, livrá-lo do "tifódi". Ser um randonneur é ter atitude enquanto o cronômetro estiver aberto e se puderes vencê-lo, ansiar por uma bela medalha e um "certificadinho" caprichado ao final de tudo. Lembrem-se sempre: 'o que não tem remédio, remediado está'.


Abraço a todos!!

Obs.: nesse post se falou em preparação, vale a visita ao Blog do Trevisan (ver o link nesse blog) para pegar umas dicas de preparação para brevets longos. O Faccin de Esparta também costuma abordar assuntos relacionados a preparação (ver link do Blog de Santa Cruz nesse blog).

Um comentário:

Roger Ban disse...

Baum... não tem meu "e-mail"? Ti vira! Horas... mas para não utilizar o outro verbete... segue ai: rogerban@gmail.com

Inté os milão ( Ansioso para os 1000? Já roi todas as unhas do pé...) T+