sexta-feira, 3 de julho de 2009

Novo site e Audax x Randonnée

Na semana que vem, se o patrão parar de treinar um pouco, o site www.audaxcriciuma.com.br deve ir ao ar. Até para que as inscrições já possam começar. Informo que o evento estará limitado a setenta inscritos. No site, em uma de suas partições, haverá a distinção entre Audax x Randonnée. Como a polêmica já está lançada, aqui vai a diferença (com base nas informações contidas nos Blogs do Kieling/Lajeado, Faccin/Santa Cruz, Ninki/POA e Guazzelli/Caxias): em resumo, a maioria dos “Audax” que existem no Brasil são na verdade “Randonnée”. Pois cada participante adota seu ritmo e estratégia de prova. Portanto, o Randonnée é o estilo livre, o que costumo chamar de “mundo de Marlboro” (lembram da musiquinha?!). As duas únicas preocupações são o cronômetro (tempo limite) e os PCs. Ademais, como Randonnée é “estilo livre”, nos brevets mais duros, não há limitações de horários, ou seja, pode-se pedalar a qualquer hora do dia ou da noite. Quanto ao Audax, well, é tudo em grupo. Um capitão ou capitães de rota são nomeados e ninguém poderá ultrapassá-los, eles devem zelar pelo bom andamento do brevet, em que o pelotão larga com médias horárias predefinidas. Claro, Audax é só durante o dia. Portanto, em Audax mais longos, nos períodos noturnos o cronômetro da prova não corre. A Union des Audax Français (UAF) é quem regra os Audax; enquanto que a Les Randonneurs Mondiaux (LRM) é quem regra os Randonnée. A confusão existe pois o Randonnée mais famoso do mundo, o Paris-Brest-Paris, é organizado pelo Club AUDAX Parisien. Portanto, no 300 do Carvão, nos primeiros 15km de prova, o “capitão de rota” será um carro da organização.

Mas já que se falou em Audax, o clube “Santa Maria Ciclismo”, estará organizando um evento de 100km, homologado pela UAF, no dia 23 de agosto próximo. As inscrições devem começar nos próximos dias, informações no blog: www.audaxsantamaria.blogspot.com.

Abraço a todos!!

4 comentários:

Luiz M. Faccin disse...

Oi Maico
Beleza!

Só uma pequena correção. No Audax-UAF o cronometro não para durante a noite. Nos brevets longos as paradas para pernoite podem ser da 1/2 noite até às 5h da manhã, mas o cronometro do tempo total do brevet continua correndo. O tempo de parada é possivel porque todos pedalam a 22,5 km por hora ( média rolante) assim sobra tempo para a parada noturna. As paradas são programadas e o brevet é mais disciplinado. O ciclista mais forte ajuda o mais fraco no grupo, este é o espirito Audax andar em grupo. Abraços

Maico Birolo disse...

Valeu a força Faccin!! Já entendo alguma coisa de Randonnée, mas de Audax... Abração!!

Trevisan disse...

Maico vai a Santa Maria agora em Agosto participar para vc sentir a diferença. Recebi o convite do Julio para ser Capitão Pelotão. Vamos nessa!!

Maico Birolo disse...

Trevisan, tenho vontade de participar cara... mas dessa vez o problema são os custos e a esposa, que já deu o arremate: "depois do mil chega hein!?!" Abração!!