sexta-feira, 9 de setembro de 2011

REGRAS DO JOGO

Falado por aqui mais de uma vez que o evento não será homologado, mas obedecerá todas as regras do Brevets Randonneurs Mondiaux (BRM), é pertinente informar onde elas estão: REGULAMENTO RANDONNEURS BRASIL. Bem como transcrever alguns artigos mais importantes e/ou que mereçam maiores comentários.

Vamos às análises:

Artigo 4: Cada participante deve estar assegurado por um seguro de responsabilidade civil, seja por intermédio de sua federação, seu organizador local, ou por um seguro pessoal (atenção, a maior parte dos seguros multirriscos não cobrem os aderentes que participem de provas organizadas e pagas). Para poder fazer a inscrição na prova deve preencher um atestado mencionando claramente a cobertura do seguro, ou um atestado fazendo fé. Se o organizador não disponibilizar a subscrição de um seguro coletivo na largada de seu brevet, ele poderá recusar a inscrição dos não segurados.
Comentários: no Audaxterra, todos os participantes estarão segurados. O valor que pagaremos pelo seguro de cada participante está embutido no valor da inscrição.

Artigo 5: Cada participante é considerado como estando em uma excursão individual, ele deve respeitar o código de transito e todas as sinalizações oficiais. O Audax Club Parisien, as sociedades organizadoras, o representante ACP e sua associação de referencia, não podem, em caso algum, serem considerados responsáveis por acidentes que poderão acontecer durante um brevet.
Comentários: no momento da retirada dos kits de inscrição, antes do Briefing, no dia 22/10/11, todos vão assinar um termo de responsabilidade, declarando-se cientes dos riscos a que estarão expostos e que sua participação se faz de livre e espontânea vontade. Costumo dizer que o randonnée, é um passeio dirigido em que uma rota é apresentada ao participante, que vai tentar percorrê-la dentro de um tempo limite. É só. Não haverá policiamento impondo nossa presença aos veículos automotores e fechando estradas; tão somente seremos suportados pelos veículos automotores, como acontece no cotidiano. O que nos consola, é que como a quase totalidade da prova será feita em estradas vicinais, é provável que somente os cachorros queiram tirar "um fino" dos participantes.

Artigo 6: Para a circulação de noite, os veículos deverão estar munidos de faróis dianteiros e traseiro solidamente fixados e em constante estado de funcionamento ( previsão de lâmpadas de substituição; um duplo farol é aconselhável). A lâmpada traseira de pisca é proibida. Os organizadores proibirão a largada de todo o participante cujo qual a iluminação não esteja de acordo. Cada participante é obrigado a ligar a iluminação a partir do inicio da noite, e ainda, a todo momento em que a visibilidade não for suficiente(chuva, nevoeiro, ...); mesmo em grupo, cada um deve ter a sua iluminação. De noite, as vestimentas claras e refletivas são recomendadas e o uso de um colete, ou tiras refletivas é obrigatório. Toda a infração a estas medidas, constatadas durante um controle, provocara a não homologação do brevet.
Comentários: iluminação dianteira e traseira em funcionamento será obrigatória. Não exigiremos pilhas reservas ou um segundo farol. Exigiremos também o colete refletivo, em que o participante deverá obrigatoriamente utilizar durante TODO o percurso. Se o uso do capacete deixa um "bicicleteiro" mais visível e faz os veículos automotores aumentarem o respeito por ele; o colete refletivo aumenta o respeito dos veículos automotores com os ciclistas, que já costumam pedalar paramentados. O colete refletivo não é fornecido pela organização, bem como não está embutido no preço da inscrição, cada participante deverá trazer o seu.

Artigo 7: Cada participante deve fornecer ele mesmo todas as suas demandas para a realização de seu brevet. Nenhum serviço organizado de instrutores, apoios, sinalizadores com viatura seguindo o ciclista, é autorizado sobre o percurso entre os pontos de controle. Os participantes que infringirem este artigo serão eliminados sem apelação. Se na largada de um brevet, um grupo é formado voluntariamente pela organização, o andamento é livre, os randonneurs tem o direito absoluto de deixar este grupo a todo o momento. Nenhum randonneur poderá prevalecer-se de gerir um grupo. Os sinais distintivos ( abraçadeiras, camisas, etc..) e os títulos (por exemplo : capitão de rota) não são autorizados. O tamanho dos grupos deverá ser conforme a legislação em vigor no âmbito de cada brevet, sem enquadramentos. Cada participante deve ter comportamento e atitudes corretas.
Comentários: é o artigo do apoio. Apoio organizado por algum participante somente poderá ser efetuado nos PCs. Os PCs existem pois o que é lá disponibilizado, o é para todos. Por isso que o apoio não pode ser feito fora desses locais. No final do pelotão, dois carros estarão fazendo o papel de "vassourinhas". Dentro de minha concepção de organizador, brevet "malvado", espartano, não deve ter carro vassoura. Mas como neste haverá, o carro vassoura está ali para ajudar. Está a disposição de todos. Não é carro de ciclista, mas sim da organização. Pode, e deve, ajudar ciclista fechando a prova e em dificuldades.
Artigo 9: Na falta de controle preciso designado pelos organizadores, o randonneur deverá fazer fixar um carimbo que tenha o nome da localidade deste controle (comercio, estação de serviço, ...). Em caso da impossibilidade de obter este carimbo (controle de noite), o randonneur poderá : 1) enviar uma carta postal ao responsável da organização(indicando lugar, dia e hora de passagem, sobrenome, nome , clube) e escrever no espaço do controle do passaporte "CP", o dia e a hora da postagem. 2) Responder sobre o passaporte uma questão sobre um ponto especifico do lugar de controle. A opção definida é a descrição do organizador, controle por controle. Em cada controle, à hora de passagem deve ser mencionada, ainda o dia para os brevets de mais de 24 horas. Um carimbo em falta, uma hora de passagem não mencionada ou a perda da passaporte (a qualquer distancia que seja) provoca a não homologação do brevet. Cada participante é responsável por controlar o seu passaporte.
Comentários: em princípio, não haverá voluntários presentes nos PCs 1, 3, 4 e 5. Todos os locais são lanchonetes ou conveniências de postos de combustíveis, locais bem estruturados, seguros, com banheiros e muitas opções de bebidas e comidas disponibilizadas para compra. Todos estes locais estarão cientes da presença dos ciclistas e um funcionário fará as anotações necessárias nas cartas de rota (passaporte) dos participantes. Aproveitem a eventual ausência de voluntários para não perderem o foco da prova e colocarem em prática a "regra de ouro" do randonneur, ou seja, quando se está parado a velocidade é 0 (zero) km/h, essa é a menor velocidade que se pode imprimir em um brevet, normalmente alcançada quando se está parado em um PC. Procure ficar o menor tempo possível nessa velocidade.

Artigo 10: Os prazos para concluir cada brevet são em função da distancia: 13h30 (200km); 20h (300km); 27h(400km); 40h(600km); 75h(1000km). A passagem em cada controle deverá ser efetuada entre uma hora "de abertura" e uma hora "de fechamento" mencionados no passaporte, calculadas com as medias extremas de 15 e 30 km/h para os controles até o 600km, de 13,5 à 30 km/h entre 600 e 1000 km. Se um randonneur chega a um ponto de controle atrasado, o organizador poderá lhe permitir de continuar se o seu atraso é devido a um eventual imprevisto e independente da vontade do randonneur, como uma parada para ajudar quando em um acidente ou uma estrada fechada. Um problema mecânico, o cansaço a falta de forma física, fome, etc não poderão ser razão válida de atraso. Fora dos casos precedentes, o randonneur deverá respeitar as tabelas horárias intermediárias, sob pena de não homologação de seu brevet, mesmo se este é efetuado dentro do tempo limite total.
Comentários: o representante ACP no Brasil já foi consultado e efetivamente o período máximo para se concluir um brevet de 200 Km é 13h30min. No entanto, excepcionalmente este ano, em razão de ser um projeto piloto e ainda não homologado, vamos manter o período máximo de conclusão da prova em 15h (média mínima de velocidade em R$ 13,5 km/h - a mesma dos eventos com mais de 600 Km de extensão). Não haverá horário de abertura e fechamento dos PCs. A largada será às 5h do dia 23/10/11 e chegada até às 20h do mesmo dia. A organização já encontrou um "piloto de churrasqueira" e deverá estar até às 23h esperando por qualquer um que não tenha conseguido completar o percurso dentro do tempo limite, mas mesmo assim queira ir até o fim com honra.

A organização faz coro ao lema do LRM: "O objetivo do Les Randonneurs Mondiaux é promover, incentivar e aplaudir os esforços de ciclistas que desejam testar seus limites pessoais, combinando as exigências do ciclismo de longa distância com a alegria do cicloturismo."

Abraço a todos!

3 comentários:

Anônimo disse...

Maicooooo,
Será psicose totalllll,
Tô dentrooooo....
Ass: Ivan "Tasmania" Serafin

Viramesa disse...

Embora tenha poucas chances de terminar, pretendo estar lá...

Abrax

Marcelo Viramesa
Maringá-PR

Maico Birolo disse...

Viramesa, grande presença, é só pegar leve no macarrão na véspera que tuas chances aumentam... IééIééé!! Abrax!!