sábado, 2 de outubro de 2010

Relato do Pacato

O Pacato é daqueles caras atenciosos, que destinam tempo para todo mundo e que quando vem correr um audax não conquista somente o brevet, mas também grandes amizades. Conheci o Guilherme no 400 do Santa Ciclismo ano passado. Como eu e o "Zezo" éramos os únicos catarinenses presentes na prova, logo nos procurou para falar da Serra do Rio do Rastro. Quando soube que faríamos um brevet ali, já se empolgou e disse que tão logo fosse possível viria. Acabou de cumprir sua promessa. Vamos ao seu relato:

Introdução:

Esse brevet começou com uma história triste: eu tinha planos de fazer o Brevet 1000 - que seria uma semana antes do 300 do Carvão - e certamente não estaria recuperado para pedalar na temida e almejada Serra do Rio do Rastro. Mas não obtive o necessário Brevet 600, classificatório para "OZMIU"/Giro do Chimarrão. Fiquei triste por algumas horas mas a lição foi tão boa quanto uma medalha: treinar, treinar, treinar e perder peso... Então a vontade de pedalar novamente num evento do amigo Maico pode se realizar e ainda tive o prazer de compartilhar a viagem de carro até Criciúma e pedalar o brevet com o grande Udo Carlos Weissenstein - o Paiudo de Vera Cruz - RS. Destaco que na manhã de sexta feira - dia da largada do brevet - o Udo chegou na minha cidade pedalando um "pequeno trecho" de 60km (metade do caminho ele fez de ônibus) e na tarde de domingo ele foi pedalando de Portão até Vera Cruz, mais 130kms, assim foram mais ou menos 200kms de pedal para "deslocamento" em razão do 300 do Carvão!!!

Momentos pré-prova:

Já em Criciúma (após 340kms de carro) a Bike Point (que bela loja!) foi nosso destino para retirada dos kits e reencontro dos amigos "randoneiros". Janta no Cricíuma Shopping Center onde encontramos o amigo Berreta de Porto Alegre e renovamos o estoque de carboidratos com muita massa! No Hotel Ibis o Udo deu uma dormidinha no carro antes do briefing e eu reencontrei o Paraíba que me lembrou da ajuda recebida no PC3 do 200 do Carvão (apoio psicológico e um Dorflex) que o levaram a linha de chegada e o habilitaram a estar presente neste desafio de 300kms, quando recebemos as últimas coordenadas da rota.

O Brevet:

Momentos antes da largada muitas super-bikes e super-ciclistas aglomerados próximos a saída do Criciúma Shopping para espanto dos "pedestres" naquela noite de sexta feira. Pontualmente às 23hs iniciamos o trajeto pela "firula neutralizada" seguida do belo e longo trecho que eu já conhecia até o PC 1, onde a torrada era boa e o descanso valioso, pois estávamos prestes a encarar o 1° Prêmio Pessoal de Montanha - PPM. Pedalar a noite tem seus inconvenientes e talvez o maior deles seja o sono, inimigo que quase imobilizou meu parceiro Udo mas foi superado com a ajuda da "mesa de bar" duas horas antes do amanhecer. No PC2 a sopa estava boa para tirar o frio da madrugada e o suco Makrovita deu a energia necessária para recompor o desgaste do segundo PPM (...e pensar que ainda tinha a Serra do Rio do Rastro pela frente...). Dia claro, o retorno até São Ludgero foi quase tranquilo, mas eis o 3° PPM (a mesma Serra do 1° PPM, só que agora pela mão inversa) para abrir o apetite e garantir o lucro do setor gastronômico de Orleans... Aproximadamente 180km pedalados, iniciamos a "perna" que culminava na Gruta e Lanchonete Serra do Rio do Rastro - PC3 a 31kms, e tome subida!!! Foi difícil, mas MUITO GRATIFICANTE! Pessoalmente eu havia passado na Serra do Rio do Rastro há uns vinte anos e de carro. Como ciclista sempre quis escalar a "bicha" (descer também é legal, mas não dá tempo de olhar a paisagem) e fazer isso em um brevet, seria "oficializar" minha conquista pessoal, daí o bem bolado 4° PPM a 770 metros acima do nível do mar. O PC3 foi só alegria (estávamos no topo e havia fartura de comida), embora um conhecido guerreiro insistisse em desistir, mas com o apoio do Pelotão Gaúcho e do randonneur/organizador/rescaldista Maico a superação foi promovida e a glória alcançada: PARABÉNS PARAÍBA!!! Assim seguimos "sem alterações" até o PC4 onde estavam os randonneurs Café e "Tio Conrado", garantindo o apoio necessário e contando umas histórias... E eu que esperava pelo Morro da Fumaça como uma elevação de grande porte descobri que era uma nome de localidade e segui feliz até o local na companhia dos amigos Udo, Klaus, Mogi e Paraíba!

Depois do Brevet:

Banho.
Janta.
Cama.
Café da manhã.
BR-101.
Casa!

Destaque:

Não tem preço auxiliar um ciclista a completar o brevet, da mesma maneira que eu também já fui auxiliado, e receber a gratidão sob qualquer forma de manifestação, pois não estamos competindo uns contra os outros, mas contra nós mesmos. Nesses momentos costumo sempre lembrar de Gandhi: "A força não provém da capacidade física, mas de uma vontade indomável".

Observação:

Sim, adoro comer e o rango é motivo de destaque em qualquer Randonnée! rsrsrsrsrsrsrsrs

Abraço a todos os envolvidos no 300 do Carvão!!!

Guilherme "Pacato" Holdefer
Super Randonneur 2009
13 Brevets de Randonneurs Mondiaux

Pacato, grande abraço!

2 comentários:

Carlos Polesello disse...

Lembro-me do Guilherme preocupado em fazer um dos seus primeiros Audax 200 em Caxias do Sul. Mas com a calma e sabedoria "oriental" ele já está no 13º. Grande parceiro de estrada e "garfo"... Abraços

Carlos Polesello

Unknown disse...

Guilereme (Pacato), sem sua ajuda não seria possivel. Ja é o 2o Audax que vc me ajuda e eu encontro forças, de onde não sei, e consigo treminar a prova com sucesso, obrigado mais uma vez caro amigo.