quinta-feira, 15 de julho de 2010

Primeiras Informações - 300 do Carvão 2010

Agora é pra valer!! Às 23h do dia 24 de setembro de 2010, no Criciúma Shopping, o 300 do Carvão terá início. Além do local de saída, a outra novidade no trajeto é o "banimento" do trecho entre Braço do Norte e Tubarão. Ano passado, além do asfalto ruim e excesso de urbanização no trecho, vários frequentadores da boate Recanto (leia-se Recantro) deixavam o local concomitantemente a passagem dos ciclistas. Não deu outra, mexeram com todo mundo, jogaram cerveja, derrubaram ciclistas... neste ano teremos a inclusão de Santa Rosa de Lima no trajeto, cidade que por muitos anos ostentou o título de menor população do Brasil. Portanto, ninguém poderá dizer que o 300 será "muito urbano". Vamos a rota:

Largada: Criciúma Shopping - Içara - Cocal do Sul - Urussanga / PC1: Orleans - São Ludgero - Braço do Norte - Rio Fortuna / PC2: Santa Rosa de Lima - Rio Fortuna - Braço do Norte - São Ludgero - Orleans - Lauro Müller / PC3: Gruta da Serra do Rio do Rastro - Lauro Müller - Orleans - Urussanga / PC4 - Distrito de Estação Cocal - Morro da Fumaça - Içara - Criciúma / Chegada: Criciúma Shopping.

Sim, a serra estará no brevet. Sem desespero que é só a parte fácil. Todos que conhecem o local sabem que justamente a partir da gruta é que a "vovó" pega!! Até a gruta, a subida é muito parecida com a Serra do Pinto (mole) que tem lá no Rio Grande do Sul, qualquer estradeira (speed) com relação de 34 ou 30 dentes na dianteira enfrenta o trecho sem maiores problemas. Pra quem vem de MTB, nem comento, é "teta"!

O recém inaugurado asfaltamento entre as cidades de Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima também merece comentários. Santa Rosa será sede do PC2 e lá, provavelmente, teremos um sopão para os sobreviventes. Os vinte quilômetros que separam estas duas cidades, são todos dentro do Parque Estadual Serra do Tabuleiro. Salvo a Serra do Rio do Rastro, é o trecho asfaltado mais bonito do sul de Santa Catarina. O asfalto tem seis meses de uso, zerado; a paisagem enche os olhos e graças a sopa do PC2 (atrasos para estufar a "pança" são sempre justificáveis...), é provável que a maioria retorne no amanhecer por esta estrada. Mesmo quem a faça somente no período noturno, a noite do dia 24 será de Lua Cheia. IééIéééé!!

Estas são só as primeiras informações do 300 do Carvão. Ainda faltam quase 70 dias para a prova. É tempo mais que suficiente para se prepararem. Pelo roteiro e quilometragem, não é exagero afirmar: será o maior desafio de ultrarresistência em bicicleta de Santa Catarina. A partir disso, só tenho uma coisa a dizer aos corajosos que vão vir se testar: "- A noite do dia 24 vai ser uma criança...!"

Abraço a todos!!

Nenhum comentário: