sábado, 6 de junho de 2009

Instruções de um randonneeur experiente

Na seção de dicas do site www.faccinadventure.com.br, o Luiz Maganini Faccin faz a tradução de um trecho duma carta enviada por Kent Peterson, ciclista de Seatle/USA, randonneeur experiente, que se vale das provas de 1200K como aperitivo para provas do porte da Great Divide Race, que soma 4000K, onde o ciclista cruza os do Canadá (Estado de Alberta) aos EUA (Estado do Novo México) no sentido norte-sul, através das montanhas rochosas (como nossa serra geral). No entanto, costuma fazê-lo com bikes de aço monomarcha (é de um garoto propaganda desse que a shimano precisa...!!) em meros 22 dias de pedal...(na foto aparece ele em Ação na Corrida da Grande Divisão), well, chega de “perfil” e vamos ao que interessa. Um “novato” escreveu a ele e o cara respondeu com um tratado sobre long distance, pincei alguns trechos da tradução do Faccin que valem para leitura e releitura dos aspirantes a randonneeur, pois transmitem conhecimentos e conclusões simplórias que em razão do cansaço e nervosismo a maioria dos desafiantes esquecem, vejamos: "(...)O meu método principal é não me preocupar com a rapidez. Eu me preocupo com não ir devagar. Essas são duas coisas diferentes. Por exemplo, não tem velocidade mais devagar que ficar parado. (...) Às vezes é necessário descansar um pouco, mas quanto mais tempo você fica em cima da bicicleta, mais longe irá pela estrada. (...) A maioria das pessoas que não terminam um Audax, não é por falta de velocidade. É por falta de convicção. Se você pensa que não está preparado, a chance de que vossas dúvidas vão triunfar é muito maior. Ninguém sabe que pode terminar um Audax. Pensamos que podemos. Fazemos o Audax pra ver se estamos certos. (...) A quilometragem não é tão importante como saber o que teu corpo faz nesses quilômetros. Um carro de competição não vai a lugar algum sem gasolina no motor ou ar nos pneus. Sabe qual é o combustível para o teu motor? Sabes como consertar pneus? Sabes como a tua bike manobra na chuva? Sabes como é pedalar de noite? E, a coisa mais importante é, tens uma mente flexível que pode lidar com coisas que não antecipastes?(...)”.

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